sexta-feira, 20 de maio de 2011

Punições para o Bullying...

    Neste post de hoje eu gostaria de falar sobre esse assunto, pois muita gente ainda fica em duvidas sobre isso e confunde as coisas, então vou tentar esclarecer um pouco as dúvidas, mas antes vou indicar o blog da minha amiga Doris, que é uma história super legal sobre duas amigas, "Lari e Gabi" http://laris2egabiflower.blogspot.com/, realmente os capítulos da história são muito divertidos! Vale a pena conferir...
   Bom, primeiramente no Brasil o bullying ainda não é considerado um crime no código penal, mas esses dias assisti a uma reportagem no jornal hoje, que uma lei sobre isso esta sendo planejada no senado alguns estados adotaram medidas próprias para punir o bullying, outros não.
 No geral a maioria dos casos é punido apenas com uma medida sócio- educativa, o que nem sempre acontece, pois as pessoas não procuram saber como denunciar, aqui em curitiba eu não sábia descobri hoje, fazendo pesquisas para o meu blog, diz que todos os colégios, devem fazer uma anotação da reclamação do bullying, no meu caso não, sei se isso foi feito após a reclamação.
 Existem casos que chegam a uma indenização em dinheiro, paga pelo agressor a vítima, mas nesses casos, tudo deve ser provado e o agressor é processado por agressão moral ou física dependendo do caso, e pode demorar, pois como todos sabem a justiça do nosso país é bem lenta.
  Quando aconteceu comigo percebi, que havia um despreparo da parte de várias pessoas, como da promotora que me atendeu, que apenas me ofereceu um tratamento psicológico. 
  O importante na verdade é procurar uma forma de denunciar esses agressores, pois só assim muitas pessoas vão se conscientizar de que o problema é serio e tem uma conseqüência, se não para  a pessoa que fez, para a família da pessoa, já que no caso do agressor ser de menor, a família é quem o representa perante a lei.
    
    
  

8 comentários:

  1. Olá, eu adoro seu blog. Também passei pelo bullying, a ponto de mudar de escola, acho que poderiamos nos dar bem. Tenho um blog, mas não escrevo sobre bullying e coisas tão sentimentais como nesse maravilhoso blog, mas se quiser dar uma olhadinha é: www.i-marcelinha.blogspot.com ; Peguei tanta inspiração sua que acho que vou até montar uma reportagem sobre Bullying!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Muito obrigada pelos elogios Marcela e com certeza poderíamos nos dar bem...
    que bom q vc gosta do meu blog, seja sempre bem vinda para comentar...
    e vou esperar sua reportagem sobre bullying!
    bjão...

    ResponderExcluir
  3. Se eles aplicassem punições mais severas, para essa prática de quem não tem o que fazer, iria diminuir o número de violência nas escolas!! Mas pense por outro lado, o GOVERNO não faz questão de defender os professores que sofrem agressão nas escolas, imagina o estudante!!!!

    ResponderExcluir
  4. É verdade eu concordo com vc...
    o governo na verdade só pensa em se defender...
    não pensa no bem coletivo!!
    E isso é uma droga...

    ResponderExcluir
  5. eu vi uma reportagem no conexão repórter que falava justamente sobre isso, todos sabem o que acontece mas está todo mundo muito mais ocupado fazendo quelquer outra coisa menos importante!

    ResponderExcluir
  6. Isso ai...
    nossos governantes deveriam se preocupar com coisas mais importantes!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu como mãe, de uma adolescente, que sofre com bullying, o que devo fazer? Ja que uma menor não pode responder por seus próprios atos, quem responde são os pais, uma adolescente de 15 anos q já é mãe não passa a responder pelo seus próprios atos? Por favor quero resposta!
    E qual punição?

    ResponderExcluir
  8. seu blog e muito legal gostei muito!

    ResponderExcluir